Nos dias 09 e 28 de outubro de 2015 nós acadêmicas,
Ilca Regina e Maria do Socorro aplicamos nossa oficina nas Escolas Estaduais
Carmelita
Canela Rebuá e Caetano Pinto, com o tema Abordagem da Equação do Segundo Grau em um
contexto histórico, tendo como público alvo, adolescentes do primeiro ano do
Ensino Médio e nono ano do Ensino
Fundamental, em datas e escolas respectivas. O objetivo central da oficina era
fazer com que os alunos entendessem que a fórmula de Bhaskara foi desenvolvida
ao longo do tempo por povos distintos, pois ao estudar de forma histórica o
aluno conseguirá entender conceitos e desmistificar a Matemática em si, ter a
resposta de vários por quês.
Em um primeiro momento apresentamos alguns povos que
contribuíram para o desenvolvimento da Equação Quadrática e contextualizando
resumidamente em que aquela civilização havia contribuído. Dentre todos os
métodos apresentados, optamos em trabalhar com o Completar Quadrados,
desenvolvido pelo Árabe Al-Khowarizmi. Logo depois, fizemos uma atividade com
base na interpretação geométrica para que eles pudessem familiarizar com o
material a ser trabalhado e posteriormente aplicamos um problema envolvendo a
área de um terreno e eles tinham que resolvê-lo pelo método de completar quadrados,
utilizando o material disponibilizado.
Ao realizar essa oficina podemos perceber interesse
por parte dos alunos, pois eles fizeram vários questionamentos e participaram
ativamente das atividades que propomos. Entretanto, fazê-los perceber que as
ideias surgiram de acordo com as necessidades da época, mostrar uma Matemática
desenvolvida pela humanidade, possibilitando uma visão correta dos fatos
históricos, o docente consegue romper alguns paradigmas, um deles é daquela
Matemática intocável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário