sábado, 7 de novembro de 2015

História da Matemática – Equação do 2º Grau

Nos dias 09 e 28 de outubro de 2015 nós acadêmicas, Ilca Regina e Maria do Socorro aplicamos nossa oficina nas Escolas Estaduais Carmelita Canela Rebuá e Caetano Pinto, com o tema  Abordagem da Equação do Segundo Grau em um contexto histórico, tendo como público alvo, adolescentes do primeiro ano do Ensino Médio  e nono ano do Ensino Fundamental, em datas e escolas respectivas. O objetivo central da oficina era fazer com que os alunos entendessem que a fórmula de Bhaskara foi desenvolvida ao longo do tempo por povos distintos, pois ao estudar de forma histórica o aluno conseguirá entender conceitos e desmistificar a Matemática em si, ter a resposta de vários por quês.
Em um primeiro momento apresentamos alguns povos que contribuíram para o desenvolvimento da Equação Quadrática e contextualizando resumidamente em que aquela civilização havia contribuído. Dentre todos os métodos apresentados, optamos em trabalhar com o Completar Quadrados, desenvolvido pelo Árabe Al-Khowarizmi. Logo depois, fizemos uma atividade com base na interpretação geométrica para que eles pudessem familiarizar com o material a ser trabalhado e posteriormente aplicamos um problema envolvendo a área de um terreno e eles tinham que resolvê-lo pelo método de completar quadrados, utilizando o material disponibilizado.
Ao realizar essa oficina podemos perceber interesse por parte dos alunos, pois eles fizeram vários questionamentos e participaram ativamente das atividades que propomos. Entretanto, fazê-los perceber que as ideias surgiram de acordo com as necessidades da época, mostrar uma Matemática desenvolvida pela humanidade, possibilitando uma visão correta dos fatos históricos, o docente consegue romper alguns paradigmas, um deles é daquela Matemática intocável.










Nenhum comentário:

Postar um comentário